Jordânia quer cadeira saudita no CS da ONU

Jordânia - Folha de São Paulo - 11/11/2013.

A Jordânia está ansiosa por assumir a cadeira no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) recentemente rejeitada pela Arábia Saudita como resultado de divergências com os Estados Unidos. A afirmação foi feita hoje (11) em Amã pelo ministro jordaniano da informação, Mohammed Momani.


A ambição jordaniana ainda precisa ser endossada pela Assembleia Geral da ONU, mas a expectativa é de que o reino aliado de Washington concorra sozinho.

A Assembleia Geral da ONU aprovou a candidatura saudita em 17 de outubro, mas o país logo depois tomou a inédita iniciativa de rejeitar a cadeira no CS da ONU em meio a divergências com os EUA.

Momani disse hoje que a Jordânia está "em consulta" com outros países árabes, com os EUA e outros aliados em busca de apoio à candidatura.

A data de votação para a reposição da cadeira saudita ainda precisa ser marcada, mas tem de acontecer antes do fim do ano, já que o mandato do próximo ocupante começa em 1º de janeiro.

Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=1424456&tit=Jordania-quer-cadeira-saudita-no-CS-da-ONU

Acesso em: 12/11/2013.

Links Complementares: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,jordania-quer-cadeira-saudita-no-cs-da-onu,1095601,0.htm


http://oglobo.globo.com/mundo/arabia-saudita-rejeita-formalmente-assento-no-conselho-de-seguranca-da-onu-10761206

0 comentários :