África do Sul investiga britânica suspeita de envolvimento no ataque de Nairobi

República da África do sul - RTP - 24 de setembro de 2013

A África do Sul está a investigar uma britânica portadora de um passaporte sul-africano falso e que poderá estar implicada num ataque ao centro comercial Westgate, em Nairobi, anunciou hoje Pretória.


"Devemos trabalhar com as autoridades quenianas, com as quais temos boas relações diplomáticas, para obter uma cópia do passaporte e permitir estabelecer os factos", declarou à agência noticiosa francesa AFP o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ronnie Mamoepa.

Na segunda-feira à noite, a ministra dos Negócios Estrangeiros queniana, Amina Mohamed, declarou à cadeia norte-americana PBS que dois ou três norte-americanos e uma britânica integravam o comando islamita, responsável pelo ataque de sábado contra o centro comercial Westgate.

Pelo menos 62 pessoas morreram, 63 estão desaparecidas e 200 ficaram feridas no ataque reivindicado pelos islamitas "shebab" da Somália.

De acordo com algumas informações, "uma terrorista branca foi morta" no ataque, acrescentou Mamoepa.

A polícia queniana emitiu em 2011 um mandado de captura contra a britânica Samantha Lewthwaite, viúva de um dos terroristas suicidas dos atentados de 07 de julho de 2005, em Londres, por conspiração terrorista, depois de ela ter entrado no país com um passaporte sul-africano, em nome de Natalie Faye Webb.

A polícia suspeitava que Samantha Lewthwaite tinha informações sobre os rebeldes islamitas somalis "shebab", ligados à rede terrorista Al-Qaida, que reivindicaram o ataque de Nairobi.

Conhecida como "a viúva branca", Samantha Lewthwaite, de 29 anos, desloca-se com regularidade à África do Sul e, este ano, passou alguns dias numa periferia indiana de Joanesburgo, de acordo com o professor sul-africano, especializado em terrorismo, Hussein Solomon.

"Ela conseguiu entrar no país apesar do nome figurar numa lista de pessoas procuradas pela Interpol (Polícia Internacional), declarou o catedrático ao diário Beeld.

Mamoepa recusou indicar se algum portador de um passaporte com o número atribuído a Natalie Faye Webb tinha entrado ou saído de território sul-africano nos últimos meses.

Disponível em: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=682840&tm=7&layout=121&visual=49

Link complementar:

http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2013/09/25/britanico-e-detido-em-nairobi-apos-atentado/


http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,britanico-de-origem-somali-e-preso-em-nairobi-apos-ataque-em-shopping,1078631,0.htm

0 comentários :