Turista é expulsa de espetáculo na Ópera de Paris por usar niqab, veste tradicional muçulmana
0
Uma mulher que usava um niqab, veste tradicional muçulmana, teve que deixar um espetáculo na Ópera de Paris, após o elenco se recusar a cantar enquanto ela estivesse na plateia.
O uso de um véu que cubra todo o rosto – como é o caso no niqab, que só deixa os olhos e parte da testa a mostra – é proibido na França. Desde 2011, ocultar o rosto em lugares públicos pode acarretar em uma multa de € 150 e na obrigação de fazer um “curso de cidadania”.
O incidente aconteceu no dia 3 de outubro, mas só foi divulgado pela mídia francesa no último final de semana.
A mulher estava acompanhada de outros turistas do Golfo Pérsico, e ocupava os assentos mais caros do local, que custam € 231.
O casal não pediu para ser reembolsado, de acordo com testemunhas,
De acordo com o Russia Today , ela entrou na La Traviata sem ser notada, mas foi vista por um cantor durante o segundo ato – de acordo com o Metronews, ela também podia ser vista pelo sistema de vídeo do local.
Alguns cantores afirmaram que não iriam prosseguir com o espetáculo caso a mulher não se retirasse da casa de espetáculos, uma das mais tradicionais da capital francesa.
Para evitar problemas futuros e uma perda de dezenas de milhares de euros, o vice-diretor da ópera, Jean-Philippe Thiellay, afirma que a casa está dando instruções para um agente, que irá cuidar de casos assim antes do começo de cada espetáculo.
Após o incidente, o Ministério da Cultura da França informou que está formulando uma nova série de regras para orientar sobre o uso de véus em teatros, museus e outras instituições públicas.
Fonte: http://www.brasilpost.com.br/2014/10/20/mulher-niqab-paris_n_6014518.html