Santos apresenta proposta para acabar com reeleição na Colômbia

Segundo o presidente, o projeto foi apoiado no Congresso pelos grupos de coalizão, oposição e independentes.




BOGOTÁ — O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, enviou um projeto de reforma política ao Congresso na quarta-feira que, entre outra medidas, acaba com a reeleição presidencial no país. O projeto legislativo, uma promessa que Santos fez ao tomar posse, também propõe que condenados por crimes percam o mandato.
— Remover a figura da reeleição é a porta de entrada para restaurar o equilíbrio de poder em nosso país — afirmou Santos, que foi eleito para um segundo mandato em junho.
Segundo o presidente, a proposta é apoiada no Congresso pelos grupos de coalizão, oposição e independentes, mas ainda precisa passar por outros debates. A reeleição foi estabelecida em 2005, permitindo um segundo mandato do então chefe do governo Álvaro Uribe (2002-2010).
Santos explicou que a recente campanha eleitoral, onde venceu no segundo turno contra Oscar Iván Zuluaga, confirmou que a reeleição “não é adequada e deve acabar”. Durante a campanha pelo segundo mandato, Santos também afirmou que iria aumentar o mandado do presidente, de governadores e prefeitos para cinco ou seis anos. No entanto, ele recuou da proposta e disse que era melhor manter o período de quatro anos.
A reforma também propõe mudar a eleição do procurador-geral, que hoje é escolhido pelo Congresso a partir de uma lista preparada pelos tribunais superiores. Se a proposta de Santos for aprovada, ele passarão a ser eleitos pelo Senado dentre de opções enviadas pelo presidente. Mas a medida foi imediatamente criticada por alguns parlamentares.

Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/santos-apresenta-proposta-para-acabar-com-reeleicao-na-colombia-13826743


0 comentários :