Estudantes de RI vão à Buenos Aires para evento da ISA/FLACSO
0
Estudantes de Relações Internacionais viajam para Buenos Aires para participação em conferência internacional da ISA/FLACSO e publicação de pesquisa desenvolvida na faculdade.
Na última semana de Julho 18 alunos do curso de Graduação em Relações Internacionais acompanhados da Coordenadora do Curso, Prof. MS. Patrícia Queiroz, participaram da Conferência Conjunta ISA/FLACSO. A ISA – International Studies Association – é uma associação acadêmica que possui mais de 6.500 membros em todo mundo e é considerada a mais respeitada e conhecida associação de estudos no campo das Relações Internacionais. Anualmente a instituição promove diversos eventos em diferentes países sobre os mais diferentes temas das relações internacionais e a Conferência que ocorreu em conjunto com a FLACSO teve como tema “Poderes Globais e Regionais em um mundo em transformação”.
Como resultado do Grupo de Pesquisa em Política Externa Comparada – GPEX, mantido pelo curso de Relações Internacionais, três discentes, sob a orientação do Coordenador do grupo, prof. MS. Lucas Ribeiro Mesquita, submeteram os artigos e tiveram suas comunicações aceitas para publicação na Conferência. Os alunos Rodrigo Solagna Portillo, Messias Didimo Andrade e Dominique Ribeiro Gentil, além de participarem da conferência, apresentaram em inglês (idioma oficial do evento), os resultados da pesquisa desenvolvida no GPEX e tiveram uma experiência bastante rica. Para a aluna do 6º período e autora de um dos artigos apresentados na Conferência, Dominique Gentil: “Participar de um evento internacional como o da ISA-FLACSO e ainda ter a oportunidade de apresentar uma comunicação nele foi com certeza uma experiência ímpar e muito importante para a nossa formação acadêmica. Levar a pesquisa que iniciamos em um grupo de pesquisa da faculdade até um congresso em outro país nos deu mais segurança e confiança. Tanto nas nossas capacidades de desenvolver um trabalho assim, como de nos tornarmos profissionais mais completos no futuro. Foi um desafio apresentar um artigo científico em outra língua, mas também um verdadeiro aprendizado”. Já o estudante Messias Didimo de Andrade pontua que: “Participar do congresso da FLACSO foi importante para ganhar experiência em participar de um evento grande. A coisa mais legal foi trocar informações nos assuntos mais diversos do campo das Relações Internacionais, assim como conhecer pesquisadores do mundo inteiro. Para mim que estou prestando Mestrado este ano, o Congresso foi importante para fazer contatos”.
Além da apresentação dos trabalhos e participação na Conferência, o grupo aproveitou a viagem para desfrutar academicamente e culturalmente de diversas atividades e instituições da capital portenha, entre elas: Visita Técnica à Bolsa de Valores de Buenos Aires (Bolsa de Comércio de Buenos Aires), Congresso Nacional, Casa Rosada, Museu do Bicentenário, Museu das Luzes, Museu Nacional de Belas Artes, Museu da Dívida Externa, Feira de San Telmo, Caminito, Navio e Museu Fragata Sarmiento, UBA – Universidade de Buenos Aires, Cemitério da Recoleta, Centro Cultural Recoleta, além de assistirem a um espetáculo teatral (Fuerza Bruta) e a um Musical estilo Broadway. Para a professora Patrícia Queiroz, que acompanhou o grupo, a viagem foi importante para os alunos. Além da experiência de apresentação e publicação de um trabalho de pesquisa em um evento do porte da ISA/FLACSO, muitos dos alunos nunca haviam viajado sozinho ou tido a experiência de assistir a uma peça de teatro, conhecer Museus de Arte e ido a um Musical. Para a professora, “Buenos Aires foi uma experiência sensorial para os alunos, nos sete dias que ficamos por lá eles puderam sentir a capital portenha em todos os seus aromas, cores e texturas, conhecendo pessoas de outros países, praticando inglês e espanhol, andando pelas maravilhosas ruas da cidade, freqüentando museus e inúmeras atividades culturais, apreciando a culinária local, foi tudo muito intenso e rico. A única coisa que os alunos me perguntam agora e para onde iremos no ano que vem. Eles ainda estão muito empolgados”.
Encantando com a experiência vivida na capital portenha, o aluno do quarto período Jhon Lennon Gazoni destaca que “O que mais chama a atenção em Buenos Ares são as estruturas dos prédios e museus que a cidade preserva com toda a beleza, encantando os turistas e, principalmente no nosso caso, futuros internacionalistas. Andar por Buenos Aires é uma forma dinâmica de aprender sobre sua história, seu passado e até de imaginar o seu futuro”.
FOTO1: Prof. Patrícia Queiroz com
alunos de Relações Internacionais no primeiro dia da Conferência ISA/FLACSO na
Universidade de Economia de Buenos Aires
FOTO2: Alunos de Relações
Internacionais na entrada do Espetáculo Teatral “Fuerza Bruta”
FOTO 3: Alunos de Relações
Internacionais na Entrada da Bolsa de Valores de Buenos Aires
FOTO 4: Alunos de Relações
Internacionais durante Visita Técnica à Bolsa de Valores de Buenos Aires
FOTO 5: Os acadêmicos de Relações
Internacionais que apresentaram os resultados de pesquisa desenvolvida na
faculdade durante a conferência: Dominique Gentil, Rodrigo Solagna e Messias
Didimo.
FOTO 6: Acadêmico de Relações
Internacionais em visita a Plaza Del Congreso de Buenos Aires
FOTO 7: Alunas com a Prof. Patrícia
durante a Feira Peruana de Buenos Aires
FOTO 8: Alunos na Ponte de la Mujer em Puerto Madero
FOTO 9: Alunos em Visita ao Museo del
Bicentenario
FOTO 10: Alunas em Visita ao Jardim
Japonês de Buenos Aires
FOTO 11: Alunos em Visita ao Navio
Museu Fragata Sarmiento em
Porto Madero
FOTO 12: Visita a Rua
Museu Caminito
FOTO 13: O aluno Jhon Lennon Gazoni durante
Visita Técnica a Bolsa de Valores de Buenos Aires
FOTO 14: A aluna Dominique Gentil na
Avenida de Mayo
FOTO 15: O aluno Messias Didimo com o Coordenador da Seção em que apresentou trabalho Prof. PhD. Cameron G. Thies, Professor e Diretor da School of Politics and Global Studies – Arizona State University