Cuba, China e Sauditas eleitos para Conselho de Direitos Humanos da ONU
0
Genebra - O Estadão - 12/11/2013.
Cuba, China, Arábia Saudita e Rússia são eleitos como os novos integrantes do Conselho de Direitos Humanos da ONU, com sede em Genebra. Em uma votação realizada hoje em Nova Iorque, a Assembleia Geral da entidade escolheu os novos membros do órgão que atua como uma espécie de guardião dos direitos humanos no mundo. Mas ativistas e ongs acusam a entidade de ter eleito, desta vez, alguns dos maiores responsáveis por violações para integrar o conselho.
No total, a ONU precisava renovar 14 assentos do Conselho em sua eleição de hoje e cada região do mundo recebe um número pré-determinado de vagas.
No caso da Ásia, as quatro vagas foram preenchidas por China, Vietnã, Arábia Saudita e Ilhas Maldivas. Para ongs, a situação poderia ser pior: Irã e Síria haviam demonstrado interesse em participar do Conselho e da votação. Mas acabaram desistindo. Ainda assim, ativistas acusam o processo de ter eleito países que sequer são democráticos para defender, votar e promover os direitos humanos.
Nas duas vagas destinadas para a Europa Central, Rússia e Macedônia foram os eleitos. Moscou é acusado de violações contra ativistas de direitos humanos, por adotar medidas duras contra homossexuais e por impedir até mesmo manifestações contra o governo de Vladimir Putin.
Na América Latina, as duas vagas abertas foram preenchidas por México e Cuba. O Uruguai, considerado como uma das democracias mais sólidas da região nos últimos 20 anos, ficou de fora.
Enquanto isso, os quatro países africanos votados foram: Argélia, África do Sul, Marrocos e Namíbia.
Os países terão um mandato de dois anos e os votos são mantidos em sigilo. Já governos apontam que a ONU não pode fazer uma distinção entre países soberanos para definir quem tem um lugar no Conselho de Direitos Humanos, alegando que todos tem “telhado de vidro” quando o assunto é a violação de direitos humanos.
Antes de passar por uma ampla reforma, a ONU mantinha há dez anos a Comissão de Direitos Humanos que, em seus últimos dias, chegou a ser presidida por uma parente do ditador Muanmar Kaddafi.
Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/jamil-chade/2013/11/12/cuba-china-e-sauditas-eleitos-para-conselho-de-direitos-humanos-da-onu/
Acesso em: 12/11/2013.
Links Complementares: http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=1424794&tit=China-e-Russia-entram-no-Conselho-de-Direitos-Humanos
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/11/1370267-china-e-russia-ganham-assentos-no-corpo-de-direitos-humanos-da-onu.shtml